quinta-feira, 15 de julho de 2010

LUÍS DA CÂMARA CASCUDO

13 – Luís da Câmara Cascudo – Natural de Natal, nascido no bairro da Ribeira, em Natal a 30 de dezembro de 1898. Foi batizado pelo padre e santo João Maria a 9 de maio de 1899, na Igreja do Bom Jesus das Dores, na Ribeira. Foram seus padrinhos: o Governador Joaquim Ferreira Chaves e sua esposa, a alexandriense, Dona Alexandrina Barreto Ferreira Chaves. Filho do coronel Francisco Justino de Oliveira Cascudo, natural de Campo Grande-RN, nascido a 27 de novembro de 1863 e faleceu em Natal, no dia 19 de maio de 1935; e de Anna Maria da Câmara Pimenta, filha do capitão Manuel Fernandes Pimenta e de Maria Ursulina Raposo da Câmara. Era casado com Dahlia Freire, filha do Desembargador Teotônio Freire, pai dos seguintes filhos: Fernando Luís, jornalista, e Ana Maria, bacharel em Direito e jornalista. Faleceu em sua terra natal a 30 de julho de 1986. Por decisão dos dirigentes da Academia Norte-Rio-grandense, a Cadeira nº 13 ficou vazia durante 10 anos, para homenagear o Mestre, considerado insubstituível. Assim, somente em setembro de 1996, esta Cadeira foi preenchida com a posse do grande pianista Oriano de Almeida.. No dia 9 de dezembro de 1991, o Banco Central faz o lançamento da cédula de cinqüenta mil cruzeiros, no salão nobre do Palácio Potengi, em Nata, numa homenagem ao historiador e folclorista potiguar Câmara Cascudo, colocando a sua efígie na cédula. Para o lançamento, vieram a Natal o chefe do Departamento do Meio Circulante do Banco Central, Sr. Carlos Eduardo de Andrade, e o presidente da Casa da Moeda, Sr. José Stelman Travassos Porto.

Como era esta nota? O anverso continha a efígie do homenageado: à esquerda, foram desenhadas cenas de jangadeiros; à direita, o espaço foi reservado para a Fortaleza dos Reis Magos. No reverso da nota, uma imagem do Bumba-Meu-Boi evocada a dimensão folclórica da obra de Câmara Cascudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 77 BLOGS E MAIS DE 5 MIL LINKS

Quem sou eu

Minha foto
ESTE É O 9º BLOG DO PORTAL OESTE NEWS, CRIADO PELO STPM DA RR PM JOTA MARIA, DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

STPM JOTA MARIA

STPM JOTA MARIA
HONESTIDADE, HUMILDADE E SINCERIDADE

ACADEMIAS

AMOL

AMOL
MOSSORÓ

AMLERN

AMLERN
MOSSORÓ

AFLAM

AFLAM
MOSSORÓ

MACAÍBA

MACAÍBA

CEARÁ MIRIM

CEARÁ MIRIM

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES  NEWS
O QUE VOCÊ QUER PESQUISAR, VOCÊ ENCONTRA EM UM ÚNICO LOCAL, NO "PORTAL OESTE NEWS", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 12 BLOGS, 1025 LINKS, DOIS ORKUTS, UM TWITTER, UM MSN E UMA PÁGINA MUSICAL, TOTALIZANDO 1042 ENDEREÇOS ELETRÔNICOS NA WEB. CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR # 100 % NORTE-RIO-GRANDENSE. ACESSE E CONFIRA!